Sobre nós

O OBJETIVO PRINCIPAL DA ECONOMIA AZUL
Sobre nós Muxima Maio 2, 2022
O objetivo principal da Economia Azul é a utilização sustentável dos oceanos que reduz os riscos ambientais e aumenta a qualidade de vida. É urgente capacitar as comunidades locais com ferramentas de produção de alimento de base marinha e de gestão adequadas da biodiversidade marinha para alcançar o crescimento azul, garantir a sustentabilidade das pescas e conservação de espécies ameaçadas, e adaptação às alterações climáticas. O projeto ROTA AZUL/BLUE ROUTE visa fornecer uma visão integrada e moderna das disciplinas de pós-graduação no âmbito das ciências marinhas. O objetivo pedagógico do BLUE ROUTE é promover o networking e o raciocínio complexo, com competências que envolvam análise, avaliação e síntese em doutorados que em contexto profissional inovem e promovam a criação de novos conhecimentos. Para tal apresenta-se um modelo híbrido de ensino/aprendizagem suportado por professores doutorados e especialistas em crescimento azul, quer portugueses quer noruegueses com longos anos de colaboração (UAlg-UiT), para apoiar uma diversidade de estudantes de doutoramento e promover o envolvimento num contexto profissional e em rede. A abordagem pedagógica favorece a aprendizagem ativa de forma remota e invertida, mas valoriza a comunicação presencial para alcançar a síntese de conhecimento e as competências críticas. As respostas globais à pandemia e às alterações climáticas não devem perder esta oportunidade sem precedentes de reconstruir atividades económicas para um crescimento azul mais equitativo e sustentável, com profissionais com formação avançada aptos para os vários sectores da economia do oceano. O ROTA AZUL é um projeto de desenvolvimento que contrabalança a estratégica da Nova Rota da Seda proposta pela China, através de parceiros prioritários para Portugal e Noruega (Países de Língua Portuguesa- CPLP e Países asiáticos).

Os resultados esperados são 1- melhorar a oferta de capacitação avançada, através do financiamento de 10 estudantes, para produzir trabalhadores internacionais qualificados para criar valor azul (empregos e start-ups) ; 2- criar uma rede baseada na utilização justa e aberta de recursos educacionais locais e remotos (Plataforma BLUE ROUTE com SPOC); 3- responder aos programas estratégicos de Portugal e da Noruega de desenvolvimento prioritário em crescimento azul com iniciativas que apoiam doutorandos: novos curricula, acordos de cotutela, estágios simulados em instituições não académicas.


O BLUE ROUTE conta, para além dos parceiros universitários Universidade do Algarve (UAlg – Promotor), Universidade de Tromsø (UiT – parceiro coordenador no País Doador), com Parceiros Institucionais e da Indústria que irão propor o desenvolvimento de competências e testar modelos de estágios simulados: IPMA, IPL, OLSPS Marine MARTRAIN e CCVLagos. Além disso, o BLUE ROUTE tem parceiros nacionais (S2AQUAColab) e internacionais associados que apoiam a proposta com estudantes candidatos a integrar o projeto, quer em países da CPLP – Angola (Universidade do Namibe), Moçambique (Universidade Eduardo Mondlane), São Tomé e Príncipe (Universidade de São Tomé e Príncipe), Brasil (Universidade Federal de Pernambuco) – quer em Países Asiáticos – Sri-Lanka (Universidade Ruhuna), Japão (Universidade de Nagasaki).